terça-feira, 14 de abril de 2009

VERDADES SOBRE A GORDURA ALIMENTAR

Existem 3 tipos de gorduras nos alimentos:
a saturada, a monoinsatura e a poliinsaturada.

O nosso colesterol aumenta com alimentos que contém colesterol e com alimentos que contém gordura saturada, que são de origem animal, e que podem ser até mais prejudiciais do que o próprio colesterol.
É bom deixar claro que o colesterol não é ruim; pelo contrário, é essencial para o funcionamento do nosso organismo. Não sendo bom somente o seu excesso.
Uma pessoa pode ter colesterol alto no sangue porque come muitos alimentos que contenham colesterol (as maiores fontes estão concentradas nas vísceras e na gema do ovo), ou porque ingere gordura saturada, ou ainda porque o seu fígado produz mais desta gordura do que é necessária para o bom funcionamento do organismo. Neste caso, a pessoa pode adotar uma dieta 100% vegetariana e ainda assim terá níveis altos de colesterol no sangue.
Quando ingerida, a gordura saturada pode elevar os níveis sanguíneos de colesterol em quase três vezes mais do que um alimento que contenha próprio colesterol. Mas existe algo mais problemático para o coração, que é um outro tipo de gordura, chamada TRANS, presente em alimentos industrializados como algumas margarinas, sorvetes e biscoitos, além de comidas prontas e rápidas. Produzidas a partir da hidrogenação de gorduras vegetais, deve ser evitada, pois entre outros efeitos pode, além de aumentar o colesterol, também diminui sua fração protetora (DHL), fato que não acontece com as outras gorduras. Ou seja, é duplamente maléfica.
A ingestão de 5 gramas deste tipo de gordura está associada a 25% de aumento de risco cardiovascular e 47% de aumento de risco de morte súbita. Este é o mais perigoso macronutriente e não deveria ser consumido mais de um grama dele por dia.
A gordura TRANS é atraente porque melhora o sabor, dando o crocante de batata frita, por exemplo. Além disso, ela permite o armazenamento do alimento por mais tempo.
Atenção: sopas e molhos prontos podem ter até 9 gramas de gordura TRANS para cada 100 gramas.
Mais uma prova de caráter nocivo dessa gordura: em pesquisa feita no Rio de Janeiro, mostrou-se que em batatas fritas dos fast-food, pode haver até 4,74 gramas de gordura TRANS. Já os sorvetes têm até 1,41 grama para 100 gramas. Nos biscoitos, a proporção para 100 gramas (inclusive o cream craker) varia de 2,81 gramas a 5,6 gramas. Fuja desse risco!
Mas as gorduras não são sempre ruins. As insaturadas, como o mono, presentes no azeite de oliva e no óleo de canola, pode ajudar na diminuição do LDL(ruim) colesterol, dos triglicerídeos e na promoção de uma ligeira elevação de HDL(bom).
As poliinsaturadas, tipo ômega 6, presentes nos óleos de soja, algodão e girassol, podem ter efeitos antiinflamatórios e teriam o poder de diminuir o colesterol total do organismo. Já as ômegas 3, também do mesmo tipo , encontradas principalmente em peixes de água fria, como cavala, arenque, salmão e atum, mas também no óleo de canola, são capazes de diminuir o colesterol total, a fração LDL e os triglicerídeos, e têm ainda um efeito vasodilatador e de inibição de agregação plaquetária( efeito semelhante ao da aspirina)

Baseado no texto do livro “Estilo Ipanema” Dr. Carlos Cherr. Cardiologista.

Nenhum comentário: